quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aconteceu na sessão em 22/06.

Confira os principais destaques da sessão legislativa de segunda-feira, dia 20/06. A seguir, segue link com o resultado das votações.


Horário de chegada: 18h15
Horário de saída: aproximadamente 20h30




pequeno expediente





A sessão foi aberta com 16 vereadores presentes.

No início da sessão, o presidente da CP RAFA ZIMBALDI solicitou à presidência que a oitiva da CP, a ser realizada dia 29 de junho, aconteça na sala da presidência, com transmissão ao vivo no plenário, no plenarinho, e em todas as redes de TV da cidade. O pedido foi aceito.

Solicitei a RAFA ZIMBALDI as atas de votação do dia 15 de junho, quando foi votado o requerimento que pedia o afastamento do prefeito.

O PRESIDENTE DA CÂMARA PEDRO SERAFIM ESTÁ CONTROLANDO O TEMPO, POIS O CRONÔMETRO ESTÁ QUEBRADO.

PROFESSOR ALBERTO repudia a presença de alunos de escola pública, estudantes menores de idade que, ao invés de estar na escola, estavam em manifestação política com risco, que houve na sessão passada do dia 15 de junho, quando foi votado o afastamento do prefeito. Ele critica a postura da escola, da professora e da diretora, pois as crianças estavam uniformizadas, e, segundo o vereador, eram menores de 16 anos, e deveriam estar da escola. Ele não informou a escola e nem a manifestação.

ARLY ROMEO comenta a nova lei que determina prazos operadoras de serviços médicos para a realização de consultas e exames. Questiona as condições de executar essa lei, já que não há profissionais suficientes. Comenta também a questão dos contratos da EMDEC com os serviços de multas, que não foram renovados. Repudia esse fato.

ÉLCIO BATISTA fala sobre a carência dos serviços públicos, e coloca os casos de corrupção como supostas causas para essas carências.

BILÉO SOARES comenta as condições precárias do Parque Linear do Ribeirão das Pedras, em Barão Geraldo. Questiona essas condições, já que 38 milhões de reais deveriam ser destinados a essa área. Afirma que está enviando um requerimento pedindo informações acerca disso, pois supõe-se que 27 milhões deveriam ter vindo da SANASA. Comenta, na mesma linha, as condições da Pedreira do Chapadão, e a Praça Ulisses Guimarães. Ressalta a incompetência do Executivo, e afirma que havia contrapartida financeira, relembrando o projeto do Banco do Brasil de se construir um centro cultural lá, no entanto não há centro cultural, nem dinheiro. Comenta as condições da Lagoa do Taquaral.

ÂNGELO BARRETO divulga algumas ações da prefeitura, e parabeniza o povo por essas conquistas. Afirma que está indo na contra mão do que vem acontecendo na cidade, já que todos imaginam que a cidade parou. Diz que a cidade não parou, e que serviços ao povo estão sendo realizados.

VALDIR TERRAZAN ironiza ANGELO BARRETO, afirmando que todos devem agir, MP, Executivo, inclusive a Câmara. Comenta sobre os Requerimentos rejeitados na cidade de Sumaré. Afirma que fez um requerimento convocando o ex-secretário municipal do meio ambiente Paulo Sérgio Garcia, para falar sobre o projeto do Parque Linear do Rio das Pedras. Comenta também sobre o questionamento de algum repórter sobre o fato de alguns vereadores estarem sendo coagidos. Ele respondeu que a questão é: “onde está a coação?”

JAIRSON CANÁRIO faz discurso em favor dos pobres, dizendo que os pobres sempre foram marginalizados, e afastados da cidade. Afirma ficar feliz, pois um bairro popular, Satélite Iris 2, conseguiu sua regularização, e será asfaltado. Continua o discurso dizendo que devemos fazer a cidade andar, e que a cidade trabalhe.

O POLITIZADOR afirma ter solicitado pessoalmente ao gabinete da prefeitura informações sobre o que vem acontecendo no Jardim Uruguai, pois há denúncias de venda de habitações da COHAB. Afirma que o quarto andar não se pronunciou ainda sobre isso. 

JAIRSON CANÁRIO, em aparte, questiona se ele está falando do Jardim Uruguai, ou do Projeto Uruguai, pois são coisas diferentes. Pergunta também onde fica o bairro. 

O POLITIZADOR não responde, e solicita a CANÁRIO que ligue no quarto andar e pergunte.

PETTERSON PRADO fala sobre a sessão passada, do dia 15 de junho, afirmando que houve compra de pessoas, e ônibus fretado para trazê-las até a Câmara. Afirma que vai entrar com o MP para averiguar isso. Fala sobre os alunos de escola pública presentes na Câmara, e que a professora que trouxe esses alunos foi a professora VALÉRIA TORRES, e afirma que os alunos estavam em horário de aula.

19h28min - FIM DO PEQUENO EXPEDIENTE


ordem do dia


Confira os resultados das votações, clicando aqui.

- 19h44min: a sessão foi reaberta com 26 vereadores presentes.

SOLICITEI À LEONICE DA PAZ NOVAMENTE A ATA DE VOTAÇÃO

Durante item 1:

PETTERSON PRADO afirma que protocolou um pedido de projeto de decreto legislativo que solicita o afastamento do prefeito. Afirma que já conseguiu 11 assinaturas e, se aprovado, dia 29 de junho será a votação do projeto.

Durante item 2:

Sessão suspensa por aproximadamente 10 min para discussão do substitutivo do projeto em questão. Por unanimidade, o substitutivo foi aprovado.

Durante item "Matérias lidas no Expediente e sujeitas à deliberação do Plenário":

Está em pauta o requerimento de PETTERSON PRADO, requerendo tramitação em regime de urgência do projeto de decreto legislativo n. 294/11, processo 208.407, que decreta a suspensão de funções do Prefeito Municipal de Campinas, Sr. Hélio de Oliveira Santos.

Em meio à leitura dos requerimentos, o vereador FRANCISCO SELLIN solicitou contagem de quórum, para evitar que o requerimento de PETTERSON PRADO fosse votado. Deu 17 presenças, ou seja, houve quórum.

Em seguida, o vereador PETTERSON PRADO pediu inversão de pauta, para o projeto ser votado imediatamente, já que estava no final da sessão. Foi aceita.

Antes da votação do requerimento o vereador, JOSIAS LECH pediu contagem de quórum novamente. Nesse momento, ZÉ CUNHADO saiu do plenário, e deu 16 vereadores presentes, não consolidando quórum. Assim, a sessão foi suspensa.

LEONICE DA PAZ NOS ENTREGOU A ATA DE VOTAÇÃO. NO ENTANTO, ANTES DISSO, HAVIA ENTREGUE DUAS “PAUTAS”. FUI ATÉ ELA E DISSE QUE O QUE QUERÍAMOS ERA A ATA DE VOTAÇÃO, E ELA ASSIM ENTREGOU.
SOLICITEI TAMBÉM NOVAMENTE A RAFA ZIMBALDI A ATA DE VOTAÇÃO DO DIA 15 DE JUNHO.


grande expediente

Não houve.

*Relatório elaborado pelo voluntário Marcus Vinícius.

Um comentário:

  1. Muito bom o seu relato. Poderíamos nos organizar pra fazer isso em todas as sessões da Câmara.
    Abraço,
    Lili

    ResponderExcluir