CHEGADA ÀS 17h50.
Antes da sessão ordinária estava acontecendo no plenário reunião do Conselho Municipal do Idoso, presidida pelo vereador Jorge Schneider e com participação do vereador Arly de Lara Romeo.
SAÍDA APROXIMADAMENTE ÀS 20h10.
pequeno expediente
18h00 – Aproximadamente 45 pessoas no plenário.
18h03 – Chamada de votação com 18 vereadores presentes.
18h04 – O presidente Pedro Serafim Jr. Solicita substituição da presidência pelo vereador Thiago Ferrari.
18h05 – O POLITIZADOR: informa que vem à tribuna com muita tristeza, pois a primeira-dama do município Rosely tinha os requisitos para ser tratada como uma “dama” da cidade, mas devido à “ganância do vil metal” está foragida, sendo que poderia ter uma carreira brilhante. Comenta que a primeira-dama era aluna do curso de medicina da UNICAMP, e o vereador era funcionário do laboratório de anatomia da faculdade, e hoje ela está foragida. Comenta que não possui dinheiro mas tem “vergonha na cara”. Ressalta que Roseli tinha oportunidade de ser tratada como uma grande cidadã do município.
18h10 – ZÉ DO GELO: comenta sobre sua satisfação em elaborar projeto de arborização da região do Jd. Ouro Verde e do aeroporto de Viracopos, cuja temperatura já está cerca de 5°C mais alta em comparação à temperatura do distrito de Sousas. Comenta ainda sobre a importância das ciclofaixas e do estímulo ao uso desse tipo de transporte na cidade.
18h15 – DR. ÉLCIO BASTISTA: sobre a importância das bicicletas, mencionada pelo vereador Zé do Gelo, comenta que 99% da população campineira estão com a sensação de que “levou uma bicicleta” de secretários municipais, e que “eles gostam de dinheiro”. Comenta que a cidade está praticamente parada, com pouquíssimas máquinas para manutenção e realização de outros serviços e equipamentos públicos do município sem atendimento às necessidades básicas da população, como é o caso dos bairros Jd. Campo Belo, Jd. Eulina e outros.
VALDIR TERRAZAN (à parte): informa sobre reapresentação de requerimento de afastamento do prefeito Hélio durante a Comissão Processante, que já conta com 11 assinaturas, e solicita aos demais vereadores que também assinem o documento.
18h20 – PROFESSOR ALBERTO: lê notícia do jornal Correio Popular sobre a situação da cidade e comenta sobre a renúncia do secretário de educação, José Tadeu Jorge, que recebeu com surpresa.
18h27 – VALDIR TERRAZAN: comenta sobre a atual situação da Prefeitura e o requerimento de afastamento do prefeito, a ser reapresentado nesta sessão. O vereador comenta que se há jurisprudência para afastamento de presidente da República e governador com base na Constituição Federal, o mesmo entendimento deve haver para o cargo de prefeito municipal.
18h32 – BILÉO SOARES: comenta sua perplexidade e indignação diante da atual situação de Campinas. Conta sobre sua infância e adolescência em Campinas, convivendo e citando como exemplo vários prefeitos anteriores, como Miguel Vicente Cury, Magalhães Teixeira e Toninho, período que se lembra com saudades. Em contrapartida, ressalta o fato de a atual a primeira-dama estar foragida. Ressalta que o prefeito deve renunciar imediatamente, para que Campinas volte a sorrir e a trabalhar.
18h33 – APROXIMADAMENTE 80 PESSOAS NO PLENÁRIO.
18h37 – VICENTE CARVALHO (questão de ordem): como próximo inscrito, cede todo o seu tempo ao vereador Biléo Soares.
BILÉO SOARES: coloca que se resta “vergonha na cara” e respeito à cidade pelo prefeito Hélio, o mesmo deve renunciar ao cargo. O público presente aplaude muito após a fala do vereador.
18h42 – O POLITIZADOR (tempo de liderança): comenta sobre a propaganda da Prefeitura, com o slogan “Campinas, chegou a sua vez” e questiona o custo desta propaganda. Questiona ainda sobre o paradeiro do dinheiro retirado dos cofres públicos da cidade e exige o ressarcimento, para uso desses recursos na saúde, educação, habitação para o povo campineiro. Coloca que muitos munícipes que votaram na atual administração não moram em mansões nem possuem casas nos Estados Unidos. Coloca que os acusados podem permanecer na cadeia, quando a plateia reage discordando da colocação, ao que o vereador responde que sua permanência deve se dar com a fiscalização da população, pois caso contrário o dinheiro desviado não será devolvido aos cofres públicos.
18h50: o vereador Thiago Ferrari sai da presidência e o vereador Francisco Sellin assume o posto, sem anúncio prévio.
18h50 – DR. ÉLCIO BATISTA (à parte): comenta que é uma brincadeira de soldado e ladrão a atual situação da Prefeitura: a Justiça prende os acusados, depois solta e os prende novamente. Várias pessoas da plateia gritam palavras de ordem durante a fala do vereador, como “Fora Hélio!”.
18h52: INTERVALO REGIMENTAL DE 15 MINUTOS.
Desde o início da sessão, com o aumento gradativo de pessoas no plenário se manifestando contra a atual administração, guardas municipais ocuparam as laterais do local, visando a evitar tumultos durante a sessão.
ordem do dia
Confira o resultado das votações, clicando aqui.
19h12 – CHAMADA DE REABERTURA DE SESSÃO COM 28 VEREADORES PRESENTES E COM A PRESIDÊNCIA NOVAMENTE OCUPADA POR PEDRO SERAFIM JR.
Durante item 1:
ARLY DE LARA ROMEO (questão de ordem): agradece pelas votações que colaboraram para derrubada do veto ao projeto.
19h20: APROXIMADAMENTE 150 PESSOAS NO PLENÁRIO.
Durante item 5:
19h29 – PETTERSON PRADO (questão de ordem): coloca que 14 vereadores já haviam assinado o pedido de alteração da Lei Orgânica do Município apresentado por ele e pelo vereador Artur Orsi, a fim de que o prefeito possa ser afastado do cargo durante o funcionamento da Comissão Processante. O público presente comemorou muito e aplaudiu.
Durante item 7:
19h38 – BILÉO SOARES (questão de ordem): solicita tempo de liderança e indica os vereadores Artur Orsi e Valdir Terrazan para fazerem uso da palavra.
VALDIR TERRAZAN: comenta que 32 vereadores assinaram o requerimento de afastamento do prefeito durante as investigações sobre as fraudes em Campinas, o que demonstra a vontade quase unânime dos vereadores de buscar os responsáveis pelos fatos investigados no município. Coloca ainda que a população está fazendo sua parte nesse processo com as manifestações que vem realizando. Ressalta que quem deve advogar em defesa do prefeito são os advogados por ele contratados, e não os vereadores de Campinas. O público presente grita “fora Hélio!”.
19h43 – BILÉO SOARES (questão de ordem): convida toda a população a acompanhar a sessão de 15/06 (quarta-feira próxima), quando será votado o requerimento de afastamento do prefeito durante o funcionamento da Comissão Processante.
ARTUR ORSI: comenta que o prefeito publicou uma carta à população na imprensa desqualificando a CP, dizendo que tinha pouca intimidade com o ex-presidente da SANASA Aquino, sendo que o próprio prefeito já mencionou que os dois são amigos de infância. O prefeito justifica ainda que as irregularidades apontadas iniciaram-se antes da sua administração, coloca-se e à sua esposa como inocentes dizendo que se trata de perseguição política contra ele, e que espera justiça. O vereador comenta que justiça é afastar o prefeito imediatamente de seu cargo. Comenta ainda que o empresário Ricardo Cândia comparecia semanalmente ao gabinete do Prefeito no 4º andar da prefeitura e sobre a proposta e aprovação de projetos em benefício de empresas, votados rapidamente em detrimento de outros projetos, de relevância para o município de Campinas.
19h33: Votação de requerimentos.
19h36: Moção de aplauso à atleta campineira Fabiana Murer, de autoria do vereador Luiz Henrique Cirilo.
grande expediente
19h50 – O PRESIDENTE PEDRO SERAFIM JR. SE AUSENTA DA MESA, SOLICITANDO AO VEREADOR JOSIAS LECH QUE O SUBSTITUA.
19h52 – O POLITIZADOR: se diz feliz como parlamentar pelo que ocorre hoje na Câmara e enaltece a presença da grande quantidade de pessoas que estão no plenário. Coloca a importância de os eleitores se conscientizarem e saberem escolher em quem votar, para que o problema atual não se repita no futuro.
19h56 – DR. ÉLCIO BATISTA: coloca que a Câmara teve maturidade na votação do requerimento de afastamento do prefeito. Comenta sobre a necessidade de prender os culpados e realizar a devolução do dinheiro da cidade que foi desviado. Ressalta ainda a importância da participação da população nesse processo.
20h01 – SEBÁ TORRES (à parte): coloca-se favorável à cassação do mandato do prefeito e comenta que a casa deve votar favoravelmente pelo afastamento do prefeito na próxima quarta-feira (15/06).
20h02 – ARTUR ORSI (à parte): coloca que além do mundo jurídico existe o mundo real, em que faltam diversos serviços públicos à população, dos quais o prefeito não toma conhecimento por estar ocupado na defesa de sua esposa e secretários da administração municipal, acusados de formação de quadrilha para desvio de recursos públicos. Sobre a carta do prefeito aberta ao público, em que informa não ter intimidade alguma com Aquino, delator do esquema de corrupção, comenta que ele próprio já havia declarado anteriormente ser amigo de infância do delator. Ressalta ainda que o prefeito acusa a Câmara de estar agindo de forma midiática numa articulação política contra ele. Por fim o vereador coloca que o prefeito deve ter a humildade de vir a público e saber o que a população está vivendo e o que está pensando sobre os escândalos que envolvem a cidade.
ÉLCIO BATISTA (à parte): comenta que a população está passando por necessidades básicas não atendidas pela Prefeitura, pois “alguém meteu a mão” no dinheiro público, conforme palavras do vereador.
20h06 – APROXIMADAMENTE 70 PESSOAS NO PLENÁRIO.
20h06 – BILÉO SOARES: comenta que Campinas espera informações sobre a situação da cidade, enquanto a Prefeitura faz propaganda dizendo que “Campinas é a cidade da vez”. O vereador ironiza dizendo que só pode ser a vez do mau uso do dinheiro público. Comenta ainda sobre a importância da votação do requerimento de afastamento do prefeito.
*Relatório elaborado pelos voluntários Vanessa Rosa e José Antônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário