terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aconteceu na sessão em 21/02

Confira os principais destaques da sessão legislativa de segunda-feira, dia 21/02. A seguir, segue link com o resultado das votações.

>> O vereador Josias Lech, através do Requerimento 262/11, pleiteou "destinação de primeira parte de Reunião Ordinária, para apresentação da Organização do Voto Consciente". Acontece que, no momento das votações,  do requerimento nº 261 a mesa "pulou" para o nº 263, não votando o requerimento do Josias, que não percebeu o ocorrido. O vereador conversou com o presidente Pedro Serafim e posteriormente nos explicou que alguns requerimentos não são votados ali, mas autorizados pelo próprio presidente da Câmara. Informou então que o requerimento seria votado na próxima sessão e pediu para acompanharmos. Com certeza estaremos lá!



pequeno expediente

>> THIAGO FERRARI: Comenta sobre questões de segurança pública e o latrocínio ocorrido em Barão Geraldo durante o fim de semana, em que um policial que trabalhava como vigilante trocou tiros com assaltantes, ferindo fatalmente uma arquiteta de 25 anos que estava sendo assaltada.

>> PROFESSOR ALBERTO: comenta participação em evento realizado em 17/02/2011 no Espaço CPFL, junto ao Compromisso Campinas pela Educação (CCE), em que representou o presidente da Câmara de Campinas.

>> ARLY DE LARA ROMEU: com apoio de cerca de 50 pessoas que estavam na plateia do plenário, mencionou a necessidade de cumprimento pela Prefeitura de Campinas da lei referente à jornada semanal de 30 horas para profissionais de serviço social, que é federal, aprovada e sancionada pelo presidente Lula. Solicita intervenção do líder de governo Francisco Sellin e do presidente da Câmara, Serafim Jr., junto ao Executivo. O vereador Francisco Sellin solicita um à parte, em que informa que a situação está sendo estudada junto ao Executivo para cumprimento, e compromete-se a retornar um posicionamento ao vereador.

>> JAÍRSON CANÁRIO: comenta sobre a sinalização e colocação de lombadas pela EMDEC e menciona o trabalho que está sendo realizado no Pq. Oziel. Parabeniza a EMDEC pelo trabalho e comprometimento de seus engenheiros nesse tipo de trabalho. Comenta ainda, quanto à segurança pública, a necessidade de cuidados com a educação e segurança das crianças, principalmente de bairros periféricos, onde muitas delas têm ficado sem pai devido à violência local.

>> JORGE SCHNEIDER (tempo de liderança do PTB): declara apoio à causa dos assistentes sociais que reivindicam cumprimento da jornada semanal de 30 horas. Comenta ainda a respeito do problema de segurança pública já mencionado e também sobre a realização do desfile de Carnaval na Vila Industrial por mais um ano, tendo em vista que o sambódromo não ficou pronto a tempo da sua realização. Salienta que a realização do evento na Vila Industrial é um desrespeito aos moradores daquele local, muitos dos quais idosos que já contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Campinas, e que trata-se do primeiro bairro do município. O vereador Dário Saadi solicita um à parte e declara apoio à reivindicação de cumprimento da jornada semanal de 30 horas para os assistentes sociais.

>> ÂNGELO BARRETO: declara apoio ao cumprimento da lei referente à jornada de 30 horas para assistentes sociais no município. Acusa a Câmara de demagogia e propõe a apresentação de lei autorizativa ao Executivo, assinada por todos os vereadores, para que a lei federal seja atendida, solicitando assim pressão mais efetiva sobre o Executivo.

>> VICENTE CARVALHO: Comenta sobre o caso da eutanásia das capivaras do Lago do Café, devido à contaminação pela bactéria transmissora da febre maculosa. O vereador acusa que o abate dos animais proposto pela Prefeitura não é eutanásia, visto que esta só é adotada quando os animais estão em sofrimento, e sim trata-se de matança das capivaras, que são inocentes. Acusa o poder Executivo de estar adotando a solução mais fácil e não a mais correta, visto que há outras formas de tratar o problema, como isolar os animais, utilizar carrapaticida e aparar o mato do local.

>> O POLITIZADOR: declara apoio ao cumprimento da lei de jornada de 30 horas para assistentes sociais. Comenta sobre as atitudes da EMDEC, que considera arbitrárias. Comenta sobre projeto de lei que apresentou sobre faixas de pedestres e que foi rejeitado, por não contar com maior apoio. Comenta ainda que durante sua campanha para deputado federal foi multado pela EMDEC por cinco vezes, por estar fazendo campanha na caçamba de uma caminhonete. Acusa os órgãos fiscalizadores como a EMDEC de perseguir os cidadãos pagadores de impostos, e menciona que o dinheiro arrecadado com as multas seria utilizado em campanhas eleitorais. Menciona que candidatos como Tiririca e outros fizeram o mesmo tipo de campanha, sem serem punidos desta maneira.

>> JOSIAS LECH: dirige-se ao Politizador, lembrando que em sessão anterior solicitou à parte durante a fala daquele vereador, que não foi concedida, e por isso concluiria sua exposição neste momento. Comenta a respeito das multas, salientando que autoridades não têm menos obrigações que cidadãos comuns, e não devem ser “protegidas” nesse sentido. Comenta ainda que o Politizador teria insinuado que representantes eleitos com maior quantidade de votos, como Tiririca, não sofreriam multas ou outras punições aplicadas aos demais cidadãos, o que é incorreto, pois o próprio Politizador foi eleito em Campinas com grande quantidade de votos. Comenta ainda sobre o problema das chuvas no Jd. Ouro Verde, que voltaria a mencionar durante o Grande Expediente, e convida para o debate público sobre o transporte escolar, que será realizado no plenarinho em 22/02 às 16h00.

>> DÁRIO SAADI (tempo de liderança do DEM): declara apoio ao cumprimento da lei de jornada de 30 horas semanais para assistentes sociais. Comenta ainda a criação de uma emenda à lei 13.542, referente a desmanches, compra e venda de sucata, proibindo a comercialização de fios telefônicos de cobre usados, tendo em vista a ocorrência de vários furtos de fios no município, que em bairros afastados provoca ausência de comunicação telefônica dos moradores por vários dias.


ordem do dia

>> Durante discussão do item 2, o vereador Petterson Prado solicita apoio ao projeto, que utilizaria espaços públicos a profissionais de lazer, cultura e esportes em horários em que são subutilizados. Após questionamento dos vereadores Dário Saadi e Thiago Ferrari quanto à legalidade do projeto e comparando-o à polêmica lei das Organizações Sociais discutida na sessão anterior, o vereador Petterson Prado solicita a retirada do projeto da pauta e o adiamento de sua votação.

>> Durante discussão do item 3, o vereador Valdir Terrazan coloca a importância do conhecimento dos direitos do consumidor por parte das crianças, justificando assim o projeto apresentado.

>> Durante discussão do item 8, o vereador Sebá Torres comenta que Campinas está no ranking de municípios que mais emitem CO2, daí a importância do projeto para plantio de árvores e neutralização das emissões de carbono. Comenta ainda que o município tem hoje cerca de 6,4 m² de área verde por habitante, e a meta a ser buscada pelo município é de 64 m².

Confira o resultado das votações, clicando aqui.

*Relatório elaborado por Vanessa Rosa.  



 

Um comentário: