quarta-feira, 2 de março de 2011

Aconteceu na sessão em 02/03

Confira os principais destaques da sessão legislativa de quarta-feira, dia 02/03. A seguir, segue link com o resultado das votações.
   
Hora de chegada: 18:00h   
Hora de saída: 21:50h


Público Presente

18h00mins – 3 PESSOAS

19h00mins – 8 PESSOAS

20h00mins – 10 PESSOAS

21h00mins – 5 PESSOAS



>> O Presidente PEDRO SERAFIM JR., mais uma vez, apenas faz a chamada inicial, e deixa a presidência, em princípio, ao segundo secretário JOSIAS LECH e, em seguida, ao primeiro secretário, THIAGO FERRARI.


pequeno expediente

>> O POLITIZADOR: Comenta sobre sua própria alcunha.

>> RAFAEL ZIMBALDI: Comenta que foi nomeado presidente do PP de Campinas. Afirma que grande parte do transporte coletivo está sucateado. Exalta o grande marco da secretaria de transporte, que foi o bilhete único, mas afirma que, apesar disso, o transporte está sucateado, e a tarifa é uma das mais caras do país. Sugere, através de protocolo, uma ampla fiscalização e participação da Câmara municipal nas ações da Transurc, a Câmara da participação tarifária, com membros do Executivo, Legislativo, das empresas e da sociedade civil.

>> ÉLCIO BATISTA: Solicita 1 minuto de silêncio, pela morte de um cidadão entendido como de importância para o mesmo, da Vila Boa Vista, Sr. João Luis de Sousa, o qual entregava presentes como Papai Noel às crianças da comunidade.

>> ÂNGELO BARRETO: Parabeniza a atitude do prefeito ao retirar da Casa o projeto de lei que trata das OS para discutir melhor um outro projeto alternativo para gerenciar os serviços públicos de Campinas. Reitera o papel do Estado de cuidar da sociedade como obrigação, senão é preciso discutir o fim do Estado.

>> LEONICE DA PAZ: Tempo de liderança. Referencia a mulher, no mês da mulher, cujo dia é 8 de março. Afirma preocupar-se com a falta de apoio às questões relativas à mulher. Afirma que o CEAMA está muito mal administrado pelo Executivo.

>> O POLITIZADOR: Mais uma vez, cumpre sua promessa de sempre criticar a EMDEC, afirmando que as multas não são educativas, e sim apenas uma forma de recolher dinheiro público.

>> JAIRSON CANÁRIO: Afirma alteração nos projetos de construção de moradia municipais o aumento de 7 a 15 por cento o número de moradias destinados a idosos e deficientes físicos. Critica a atitude do Politizador, afirmando que ele não tem razão de criticar a EMDEC, pois ele foi multado ao estar sobre uma carroceria fazendo campanha para deputado. Ele está certo em ser multado.

>> THIAGO FERRARI: Parabeniza Tadeu Marcos por seu neto, que nasceu ontem. Reitera as palavras de Leonice da Paz. Parabeniza Biléo Soares, pois este fez quimioterapia hoje, e assim mesmo está presente na sessão. Parabeniza também Gerson Bitencourt, pois este deixou a secretaria dos transportes para assumir seu cargo de deputado. Exalta veementemente o trabalho do ex secretário.

>> ARLY DE LARA ROMEO: Reafirma a coragem de Romeu Santini quando este, na sessão “Carta ao leitor”, do Correio, criticou as autoridades públicas com relação à falta de ação no período de chuvas. Afirma que há omissão ao se permitir ocupações irregulares. Discorda de Thiago Ferrari, afirmando que o transporte de Campinas é um caos. Afirma que não há transporte coletivo de massa adequado na cidade. Discute a prioridade do TAV. E afirma que o problema está no Governo Federal, e no BNDES. Mas reconhece o esforço do antigo secretário, mas o fato objetivo é que temos um trânsito caótico em Campinas. E afirma que a culpa não é do Gerson, mas de um Plano Diretor de Transportes, falho no país todo.

>> TADEU MARCOS: Agradece o nascimento do seu neto. Faz um discurso na direção de valorizarmos a vida, como exemplo de Biléo Soares. Afirma que é a primeira vez que usa a tribuna para falar de algo pessoal, e agradece a Pedro Serafim, por ser o médico que cuidou de sua filha e neto.

>> VICENTE DE CARVALHO: Retoma o assunto das capivaras. Questiona a autorização, por parte do IBAMA, do extermínio dos animais, pois não há nenhum exame que comprove que os animais estão doentes. Afirma que o problema não é das capivaras, pois qualquer animal de sangue quente pode ser hospedeiro.

>> BILÉO SOARES: Nos dá a notícia de que a quimioterapia está funcionando, e que está nas últimas sessões, quase vencendo o terceiro tumor.

Fim do primeiro expediente: 19:28h.   


ordem do dia

>> Durante discussão do item 1, BILÉO SOARES defende seu projeto. PETTERSON PRADO e VALDIR TERRAZAN manifestam-se a favor da derrubada do veto.

>> Durante discussão do item 3, JAIRSON CANÁRIO defende o projeto. CAMPOS FILHO afirma que há a necessidade de se acrescentar uma penalidade na lei, limitando o projeto a apenas uma obrigação moral. LUIZ CIRILO afirma voto favorável ao veto. PETTERSON PRADO reitera o que diz CAMPOS FILHO.

>> Durante discussão do item 4, JORGE SCHNEIDER defende o projeto. DÁRIO SAADI apóia a iniciativa. Argumenta dizendo que vê pessoas defendendo capivaras, refutando privatizações, mas ninguém defende gente. E é isso que ele está fazendo.

>> Durante discussão do item 8, JAIRSON CANÁRIO defende o projeto. JORGE SCHNEIDER entende que isso deveria ser em forma de emenda, pois a lei já existe. e sugere que a emenda, para estar dentro da lei. O presidente considera que não pode ser emenda, pois a lei já existe, não é projeto. Então o projeto deve ser substituído. JORGE SCHNEIDER afirma que a lei antiga deve estar anexada ao novo projeto. Confirma-se que o anexo está presente. 

Confira os resultados das votações, clicando aqui


grande expediente 


>> ÉLCIO BATISTA: discute novamente a questão das capivaras.

>> ANTÔNIO FLÔRES: Discursa sobre a semana da mulher.

>> JAIRSON CANÁRIO: Discursa novamente sobre as capivaras. Lê um caso dramático de um homem que teve febre maculosa. 

>> ARTUR ORSI: Discute a decisão do Tribunal de Contas do Estado que julgou uma representação feita por ele alegando que a SANASA havia feito doações a entidades filantrópicas e do terceiro setor sem amparo legal. Afirma que a SANASA pagou a viagem de vários servidores pra fazer turismo em Cuba, juntamente com a orquestra de Campinas. Ela também pagou duas apresentações da orquestra em Campo Grande e Corumbá, com “uma leva” de convidados, às dispensas da prefeitura municipal. O vereador afirma que o Tribunal julgou sua representação procedente. Afirma que houve uma doação para uma empresa do terceiro setor no valor de R$ 12 milhões. Afirma o vereador que a SANASA é utilizada pela prefeitura como um banco que dá dinheiro pra prefeitura e, em troca disso, a empresa aumenta a tarifa de água para bancar tudo isso. O vereador afirma montar uma nova CPI.  

>> RAFA ZIMBALDI: Cedeu seu tempo para a exposição de ORSI. Tem aproximadamente 2 minutos para concluir. VICENTE DE CARVALHO cede seu tempo a RAFA ZIMBALDI. Afirma esperar que não aconteça com essa CPI o mesmo que aconteceu na CPI anterior, que “acabou em pizza”. Esses são os carrapatos que precisam ser exterminados”, afirma o vereador, referindo-se aos corruptos que estão na Casa. RAFA diz que toda a prefeitura é blindada, e que a oposição não tem acesso a todas as informações. Questiona a existência da Câmara Municipal, pois votar nome de rua não é de interesse coletivo.

>> BILÉO SOARES: Lamenta a postura do Executivo e da base do governo na Câmara ao vetar politicamente projetos importantes.

*Relatório elaborado por Marcus Vinícius da Silva.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário