O Movimento Voto Consciente é uma entidade cívica e apartidária formada por voluntários.
Cívico ■ adjetivo
1 referente ao cidadão como elemento integrante do Estado
Ex.: deveres c.
2 patriótico
Ex.: espírito c.
1 referente ao cidadão como elemento integrante do Estado
Ex.: deveres c.
2 patriótico
Ex.: espírito c.
Em 1987, durante plena discussão da nova Constituição, um grupo de pessoas insatisfeitas com o rumo da política brasileira decidiu trocar a indignação e angústia pela ação efetiva: verificar o que estavam fazendo os políticos eleitos para resolver os complexos problemas coletivos.
Acreditando na importância do voto consciente e na necessidade de cobrar e acompanhar o trabalho dos nossos representantes políticos, eleitos pelos cidadãos, fomos à Câmara Municipal de São Paulo iniciar o acompanhamento diário das atividades dos vereadores. "O que querem?", "Estão a serviço de quem?", foi a reação inicial dos parlamentares. Explicávamos que éramos apenas cidadãos que queriam saber sobre os projetos em pauta, as propostas e soluções para os problemas da cidade.
Apartidário ■ adjetivo
1 que não segue um partido
2 que não apóia nenhuma das partes litigantes, que não toma partido
2 que não apóia nenhuma das partes litigantes, que não toma partido
Segundo norma regimental todo e qualquer coordenador do Voto Consciente não pode ser filiado a partido político.
Voluntário ■ adjetivo
1 que não é forçado, que depende da vontade ou é controlado por ela; espontâneo
Ex.: movimento v.
Ex.: movimento v.
■ substantivo masculino
1 aquele que se dedica a um trabalho sem vínculo empregatício, prestando ajuda quando necessário
Antônimos
forçado, involuntário, pau-mandado
forçado, involuntário, pau-mandado
O que faz o Voto Consciente?
Nosso trabalho é acompanhar o desempenho dos vereadores nas Câmaras Municipais e dos deputados estaduais nas diversas Assembléias, participando da discussão sobre políticas públicas e acompanhando o trabalho parlamentar.
Acompanha como?
Os voluntários assistem às sessões ordinárias, reuniões de comissões - quando possível – preenchem as planilhas de acompanhamento e passam os dados para o computador.
Depois disso recolhemos informações oficiais e públicas. Nosso trabalho é apenas com esse tipo de informação, as recolhemos e organizamos para que os cidadãos possam saber o que está sendo feito pelos políticos. (e o que não estão fazendo!).
Pra que serve isso?
O objetivo desse trabalho é de elaborar listas, nos anos eleitorais, indicando os melhores deputados estaduais e vereadores para a reeleição, baseando-nos em critérios que medem a atuação e comprometimento dos parlamentares com a população.
Essas listas são os famosos rankings!
“ONG divulga ranking e nove vereadores de Jundiaí são reprovados”
Jornal de Itupeva
“ONG dá nota baixa a Câmara”
Jornal de Jundiaí
“Entidades aprovam ranking e criticam parlamentares”
Jornal BOM DIA
“Vereadores se mexem para evitar mais broncas de ONG”
Jornal BOM DIA
Então o Voto Consciente faz o Ranking, mas o que esse ranking avalia?
Nosso primeiro ranking utilizou cinco critérios. São eles; Projetos de mérito aprovados e sancionados; Fidelidade Partidária; Presença nas Votações Nominais; Pedidos de Informação; Fiscalizador do Executivo.
A próxima lista – da Legislatura que começa em 2009 – terá quatro critérios mantidos, um reformulado e três acrescentados.
1. Projetos de mérito aprovados
2. Fidelidade Partidária
3. Presença nas Votações Nominais
4. Fiscalizador do Executivo
5. Atendimento ao Cidadão
6. Coerência-Índice
7. Presença nas Comissões
8. Critério Voto Consciente
Além desse Ranking, o que o Voto faz?
Nossa missão é mostrar ao cidadão seus deveres na democracia: Votar, Cobrar e Participar.
Para isso realizamos fóruns deliberativos com mais de 3000 pessoas por ano. Participamos de diferentes programas de fortalecimento da sociedade civil organizada e fazemos parte da Rede Interamericana pela Democracia, que envolve 23 países das Américas.
O que é um Fórum Deliberativo?
É um projeto realizado em entidades, igrejas, escolas, empresas e grupos de pessoas interessadas na discussão de problemas públicos que afetam os cidadãos. Este é um projeto de educação para o exercício da nossa cidadania e a participação nos problemas coletivos. No final do Fórum os participantes devem se perguntar: O que eu posso fazer para mudar? Objetivos e Parcerias.
Os objetivos do Voto Consciente são:
- Conscientizar o cidadão para a importância do voto e exercício de sua cidadania.
- Cobrar dos representantes políticos o compromisso com as causas públicas, atuando junto aos legisladores no direcionamento das políticas, elaboração de leis e atuação nos governos locais.
- Participar da busca de soluções para os problemas coletivos com outras entidades e ONGs de todos os setores da sociedade civil, no município, no estado, no país e em todo hemisfério.
- Conquistar canais de participação para o exercício pleno da democracia participativa em todas as Américas, fortalecendo a sociedade civil.
- Elaborar listas, nos anos eleitorais, indicando os melhores deputados estaduais e vereadores para a reeleição, baseando-nos em critérios que medem a atuação e comprometimento dos parlamentares com a população.
Palavras-chave; Conscientizar o cidadão/ Cobrar dos representantes/ busca de soluções para os problemas coletivos/ Conquistar canais de participação/ Elaborar listas.
Esses objetivos somados aos valores de apartidarismo e voluntariado permitem uma série de parcerias com entidades representativas, organizações não-governamentais, escolas e grupos organizados.